Após a conclusão do processo de escrita do projeto de pesquisa e à sua revisão, pelos pesquisadores e orientador, o documento deve ser enviado a um dos dois comitês de ética existentes na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, ou, em trabalhos clínicos que coletarão dados de outro local, ao da instituição na qual a pesquisa será realizada.

Pesquisas experimentais:

O pesquisador representante deve enviar os três documentos abaixo, junto ao projeto de pesquisa, ao email da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná: ceua@fempar.edu.br

01 – Carta de Apresentacao do Projeto

02 – Folha de Rosto

03 – Formulário de Submissão do Experimento

 

Pesquisas clínicas:

Os pesquisadores integrantes precisam, inicialmente, criar seus respectivos currículos na Plataforma Lattes (Cadastrar currículo), para, posteriormente, registrar seus perfis na Plataforma Brasil (Link). Em seguida, os membros deverão notificar o orientador, responsável por efetuar o cadastro inicial do trabalho na segunda plataforma, restando aos participantes da pesquisa complementar os dados necessários, para que ele torne-se completo.

Durante o cadastro complementar, questionar-se-á o CNPJ do Comitê de Ética em Pesquisa  (CEP) da instituição na qual a coleta de dados será realizada. Abaixo, estão indicados os CNPJs às pesquisas que ocorrerem no âmbito do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e àquelas que ocorrerem em clínicas e demais instituições (FEMPAR).  Projetos que forem realizados em outras instituições que possuam comitê próprio devem submeter o projeto ao CEP/FEMPAR e àquele do local da pesquisa.

CNPJ HUEM: 60.967.551/0021-02

CNPJ FEMPAR: 60.967.551/0020-13

Os seguintes documentos deverão ser carregados na Plataforma Brasil, pelos pesquisadores, junto à folha de rosto, que será gerada ao final do cadastro completo.

Se os dados forem coletados do HUEM:

01 – termo_compromisso_relatorios

02 – auto_uso_prontuarios_huem retro

03 – autorizacao_servico_huem

04 – Solicitacao_Isencao_TCLE – Para trabalhos que coletarão dados a partir de prontuários já preenchidos.

05 – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) – Aos trabalhos que coletarão dados a partir do preenchimento de novos prontuários. Existem modelos disponíveis em sites.

06 – TCUD_retro

07 – termo_autorizacao_previa_huem

08 – Checklist_documental

 

Se os dados forem coletados do InCor Curitiba:

01 – termo_compromisso_relatorios

02 – Uso_de_prontuarios_incor

03 – autorizacao_servico_incor

04 – Solicitacao_Isencao_TCLE – Para trabalhos que coletarão dados a partir de prontuários já preenchidos.

05 – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) – Aos trabalhos que coletarão dados a partir do preenchimento de novos prontuários. Existem modelos disponíveis em sites.

06 – termo_confidencialidade_tcud

07 – termo_autorizacao_previa_incor

08 – Checklist_documental