Avaliação da omentopexia como método doador de células tronco no miocárdio isquêmico através da análise de imuno-histoquímica com CD34
Caroline Aragão de Carvalho, Luiza Milanesi Abeling, Teresa Cristina Santos Cavalcanti, Luiz Fernando Kubrusly (orientador).
Período de Execução:2016 – 2017
Área de Concentração:—
Categoria:Trabalho Científico de Curso
Número Protocolo de Aprovação:—
Recurso Financeiro:—
Resumo/Abstract:Introdução: As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. As pesquisas com células precursoras hematopoiéticas e os recentes progressos feitos na bioengenharia de enxertos cardíacos oferecem uma nova modalidade terapêutica para a regeneração do tecido cardíaco pós-infarto do miocárdio (IM). O CD34 é um marcador expresso em todas as células hematopoiéticas e em células endoteliais, e funciona como fator de adesão celular. O anti-corpo correspondente a este marcador é utilizado na imunohistoquímica para avaliar a formação de novos vasos e a presença de células-tronco. Nosso estudo teve por objetivo avaliar a eficácia da omentopexia na neovascularização de corações suínos previamente infartados, a partir da análise de expressão do CD34. Material e Métodos: O infarto do miocárdio foi gerado em 4 suinos, por ligadura do 1°e 2° ramos marginais da artéria circunflexa. Em 3 animais realizou-se abrasão cuidadosa do epicárdio infartado seguido de múltiplas perfurações miocárdicas e a mobilização do omento da cavidade abdominal para o mediastino, envolvendo a área infartada e as perfurações. No quarto animal não foi realizado a omentopexia sendo realizado apenas a abrasão e perfuração da área infartada. Todos os corações foram retirados para avaliação imunohistoquímica com CD34. Resultados: Em 40% dessas amostras houve um aumento de 60% da angiogênese, sendo que nas amostras do animal controle houve marcação mínima. Conclusão: A omentopexia associada à nova técnica, mostrou-se eficiente na indução de neovascularização, vista através da marcação com CD34, demonstrando grande potencial como futura terapêutica para restaurar áreas de miocárdio isquêmico.
Descritores: isquemia miocárdica, revascularização miocárdica, omentopexia, imunohistoquímica, CD34.
Participação em Eventos:- 3rd World Heart Rhythm Conference, 2020.
- 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2019.
- International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM), 2017.
- XLI Congresso Paranaense de Cardiologia, 2014.
—